quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Aplicações Base

As aplicações-base, são as aplicações que todos utilizadores deveriam ter instaladas no seu computador. Podem também ser chamadas de utilitários, e permitem uma melhor utilização do computador.


Quando se formata o computador (quando este fica como novo), estas aplicações deverão estar no "top" das aplicações a instalar:


 - Leitor de PDF: PDF significa Portable Document Format (formato de documento portátil), e, muito basicamente, uma extensão que permite ao documento ser aberto em qualquer computador/tablet/smartphone, independentemente do seu sistema operativo/firmware. Este tipo de documentos não poderão ser modificados por leitores de PDF. Eu recomendo o leitor de PDF da Adobe (talvez o mais conhecido e utilizado) - Adobe Reader. Para o instalarem, cliquem aqui.


 - Compactador/Descompactador de arquivos: Este tipo de programas servem para compactar ou descompactar arquívos (óbvio!), reduzindo o seu tamanho para os mais diversos fins. Muitas vezes os professores fornecem múltiplos ficheiros anexados a uma mensagem de correio electrónica. Neste caso, em vez de as baixarem uma por uma, poderão baixar o ficheiro em .zip ou .rar (dependendo do vosso servidor de e-mail), poupando-vos tempo. Eu aconselho, mais uma vez, o mais utilizado - WinRar. Selecionem a versão de teste gratuita, ou, se puderem, comprem o programa porque compensa.


 - Office (suite de programas): Se forem utilizadores Windows, eu aconselho a utilizarem a suite de aplicativos Microsoft Office. Se não, também poderão utilizar o LibreOffice (antigo OpenOffice). Neste blog irei disponibilizar muitos documentos quer em formato de Word (texto), PowerPoint (apresentação) e até em OneNote - penso que este programa seja exclusivo da Microsoft. Todos os documentos serão disponibilizados, também, em .pdf. Noutro post irei "ensinar" (quem não sabe) a instalar a suite de productividade Windows (Office), gratuitamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário