quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Speed-Reading - Leitura-Rápida - primeira parte

O que é Speed-Reading?
Speed-Reading, ou leitura-rápida, não é um dom. Ninguém nasce com a capacidade de ler cerca de 1000 palavras por minuto. Este é um método de estudo que é aperfeiçoado com o tempo. Quando aprendemos a ler, começamos por ler quase letra-a-letra, passando a ler por "sí-la-bas"; depois (com "treino") passamos a ler palavra-a-palavra. Mas ninguém nos disse que devíamos parar de "evoluir". Também é possível ler um texto/livro linha-a-linha, frase-a-frase ou até mesmo parágrafo-a-parágrafo.


Os Mitos da Leitura
(aquilo que nos ensinam na escola)

1 - A leitura é linear: A leitura, ao contrário daquilo que se pensa, pode não ser feita do início para o fim. Pode ser considerada tão linear como o pensamento, e até como a escrita. Apenas uma pequena parte dos escritores escreve primeiro o início do seu livro. A maioria escreve primeiro o último capítulo.

2 - A leitura deve ser feita palavra-a-palavra: Errado. A leitura deve ser feita da maneira que nos convém. Para algumas pessoas é mais fácil ler palavra-a-palavra, enquanto que para outras é mais fácil ler frase a frase. Tudo depende do nível de treino e ensino do leitor.

3 - A leitura é uma tarefa cansativa que demora muito tempo: A leitura nem sempre é cansativa (dependendo daquilo que se está a ler). Pode ser divertida e demorar pouco tempo. Um livro de cem (100) páginas pode demorar pouco mais de uma hora a ser lido. Tudo depende da maneira como encaramos o texto. Imaginem que estão a competir com alguém... Tornem a vossa leitura divertida!

4 - Todas as partes de um livro são de igual valor: Mentira! Muitas vezes os escritores são pressionados pelas editoras a incluirem "palha" nos seus livros, apenas para "encher". Um livro é como um filme. Há partes que são desnecessárias, mas que são incluidas para o filme ter mais conteúdo. E tal como num filme, também podemos acelerar a leitura (em vez de carregarmos num botão, apenas passamos as partes menos importantes...).

5 - Ler rapidamente reduz a retenção de matéria: Mais uma vez está errado... Aqueles que até mexem os lábios quando leêm sílaba-a-sílaba deviam reter melhor a informação, mas não. A leitura-rápida aumenta a capacidade de retenção de informação.


--------------------------------------------------------------------FIM DA 1ª PARTE---------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------CLIQUE AQUI PARA LER A CONTINUAÇÃO----------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário