segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Apontamentos Durante as Aulas

Tirar apontamentos durante as aulas pode ser difícil, mas como muitas coisas na vida, é necessário.
Muitas vezes quando estudamos, nem sempre compreendemos a matéria (muitas vezes da aula anterior). O nosso cérebro, mesmo que queiramos, pode não servir para guardar toda aquela informação preciosa que nos faz falta, mas com apontamentos, de preferência, tirados pelo próprio aluno, torna-se mais fácil relembrar o que se podem ter esquecido.

O cérebro humano lida com dois tipos de memória - a memória a curto prazo e a longo prazo. O primeiro significa, por exemplo, lembrarem-se deste artigo nas próximas horas. O último significa, por exemplo, lembrarem-se da queda dos vossos dentes de leite (estou a supor que tenha sido há mais de 8 anos). Também existe a memória a médio prazo (talvez a mais importante neste caso), mas não irei explicar essa porque será lógica a sua duração (semanas - para quem não percebeu)...

O que os apontamentos permitem, muito basicamente, é tornar um certo tipo de informação memorizada a curto prazo, em informação memorizada a médio prazo. Mas o importante para se compreenderem os apontamentos é que sejam vocês próprios a tirarem-nos durante as aulas. Porquê? Porque poderão tirá-los de uma maneira mais fácil e que os consigam compreender.

Tal como na técnica de leitura-rápida, muitas vezes não é preciso ler uma frase toda para compreender o seu sentido. Não escrevam tudo o que o professor diga, apenas aquilo que importe...

Tenham SEMPRE, mas sempre papel e caneta perto de vocês. Não vão ganhar um prémio por terem um caderno muito bonito e cheio de cores. Poderão entrar numa universidade se tiverem boas notas/média. Entendem onde quero chegar? Façam rascunhos, desenhem o que for preciso, utilizem também os livros/manuais para guardarem a informação que precisam, façam colagens no vosso caderno...

O importante é a informação retida (quer na massa cinzenta como no papel). Não se esqueçam do sítio onde a guardam...

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