domingo, 11 de setembro de 2011

Regresso às aulas!

Como todos os alunos sabem (ou deviam saber por esta altura), as aulas estão quase a começar - segundo o Ministério da Educação, para alguns, já começaram dia 8.


Isto significa que os estudos e aquelas épocas de maior stress irão recomeçar, e, por esse mesmo motivo, porque não recomeçar tudo da melhor forma?








O que isto significa é que deviam começar as aulas com o pé direito (ou esquerdo se forem esquerdinos) que vos der sorte. Têm de se mostrar confiantes. Para alguns de vocês, este vai ser um ano decisivo, e, talvez, um dos anos mais importantes da vossa vida. Mentalizem-se que as férias já acabaram. Já não vão ter o dia todo para se divertirem, e as saídas à noite serão, certamente, reduzidas. Mas lembrem-se que será por uma boa causa...


No primeiro dia de aulas, naquele em que todos se têm de apresentar, não digam que não gostam da disciplina (isto acontece mais frequentemente em Matemática), porque isto irá desmotivar o/a professor/a a ensinar-vos. Se não gostam de ciências exactas (Matemática, Física, Química, Biologia, Geologia, Astronomia, etc.), apenas digam que têm dificuldades e que farão todos os possíveis para as ultrapassar.


A partir deste momento terão de enfrentar todas as dificuldades como uma barreira (tipo aquelas dos jogos olímpicos), mas mentalizem-se que quando chegar o momento do salto (à barreira), estão devidamente preparados para dar o impulso necessário para a ultrapassarem. Isto significa que, por exemplo, para perceberem o que são os logarítmos (Matemática), não será apenas necessário fazer os trabalhos de casa. Estudem antes de cada aula (isto não significa estudarem à porta da sala, mas estudar no dia anterior à aula). Tentem saber o que irá ser leccionado na próxima aula (o sumário) - a maioria dos professores diz isso no final da aula.


Se sentirem dificuldades com a matéria, não desmoralizem. Lembrem-se sempre que as avaliações finais de período são feitas com muita ponderação sobre vários aspectos (que variam de escola para escola e de departamento para departamento). Se não se saírem tão bem nos testes, compensem com a assiduidade, pontualidade, trabalhos de casa, sejam educados... Todas estas competências (transversais) serão tidas em conta no momento da avaliação.


E não se esqueçam de visitar este blog regularmente. Aqui partilharei convosco o meu conhecimento através de artigos, resumos, exercícios, etc. Partilhem este blog com todos os vossos colegas. Provavelmente eles terão duvidas que eu conseguirei eliminar.




A única coisa que vos poderei desejar para este ano não é boa sorte (isto deseja-se a quem não estuda), mas sim Bom Estudo!!!! Divirtam-se a estudar!

Sem comentários:

Enviar um comentário